A História e Evolução do Cacau

Theobroma_Cacao.jpg

ORIGEM


O cacau foi citado pela primeira vez em literatura botânica no início do século XVII como Cacao fructus por Charles de L’ecluse . Em 1737 foi introduzido o binômio Theobroma cacao L. A palavra Theobroma significa alimento dos deuses e é inspirada na crença mesoamericana da origem divina do cacaueiro. O termo cacau deriva da palavra cacahualt (idioma nahuatl), falada pela civilização maia.
Os povos maia e asteca cozinhavam o cacau e o trituravam com milho e pimenta aromatizando o preparo com baunilha e canela. À bebida davam o nome de xocatl. Além de servir como base para a bebida, que deveria ser ingerida ritualisticamente, as amêndoas de cacau circulavam como moeda.

A ORIGEM DO CACAU EM ILHÉUS


O começo do cultivo comercial no município ilheense foi em 1820. Os pioneiros foram principalmente suíços e alemães com capital. A partir de 1835 o cacau tomou parte regular nas exportações anuais da província. Seu valor era pequeno em relação ao total das exportações provinciais, mas o cacau foi um dos raros produtos agrícolas a crescer de importância na receita da Bahia no século XIX.
Em 1860 ocorrem as primeiras exportações do produto para o mercado norte-americano (sessenta e sete toneladas de cacau baiano para o porto de Filadélfia).
Nas primeiras décadas do século XX o cacau era o mais importante produto de exportação da Bahia e vários fazendeiros de origem humilde, proprietários de vastas plantações de cacau e de importantes casas comerciais, tornaram-se os novos ricos da sociedade baiana.

Leia mais no Instituto CABRUCA - Ilhéus >>>

Plantacao_de_cacau.jpg


SOBRE O CIRCUITO CACAU RUNNING


Depois de quase dois anos sem eventos de corridas na Capital do Cacau, aconteceu a primeira etapa do Circuito Cacau Running, concebido para estimular a prática de atividades físicas, o turismo local e resgatar a cultura da Região Cacaueira.


A Etapa CORONÉIS, que aconteceu no dia 28 de março de 2015, foi a primeira das três corridas temáticas do Circuito Cacau Running 2015. A estréia não poderia ter sido num local mais adequado. Perfeito para a prática esportiva e com um visual fantástico, a Praia dos Milionários (confira aqui o clip oficial da prova).


A segunta etapa (CHOCOLATE), fez parte da programação do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que aconteceu no mês de junho de 2015. A etapa final surpreendeu a todos, com uma noite de grande festa pelas ruas da cidade e concentração em frente ao Museu BATACLAN, que emprestou o nome à terceira etapa do circuito.


O Circuito Cacau Running 2015 contou com a participação de aproximadamente 1.000 corredores e demonstrou toda a vocação esportiva da nossa cidade, estimulando inclusive, o acontecimento de outros eventos da mesma natureza.


É importante ressaltar que todo o staff e coordenação do Circuito Cacau Running é formado por profissionais da corrida, professores e estudantes de graduação em Educação Física, o que confere ao circuito uma característica única em termos de qualidade e organização.

Seja bem-vindo ao Circuito Cacau Running de corridas de rua! PARTICIPE! e, principalmente, DIVIRTA-SE!

 PARCEIROS